
COMPASSO
Espírito Santo em Paisagens
Olá, teremos um enorme prazer em escrever e compartilhar com vocês a nossa viagem.
Santa Teresa
Algo que torna Santa Teresa especialíssima, é sua grande população de Beija-flores -- ou Colibris.
O Museu preserva um banco de Mata Atlântica no centro de Santa Teresa. Expõe serpentes, jabutis e aves.
O que levaremos para a nossa vida, serão os minutos que passamos na varanda da casa onde morou Augusto Ruschi, que hoje, é ocupada pela administração do Museu.
Amamos o passeio e podemos afirmar que, em Santa teresa, existe História, Patrimônio Histórico, Museu, beleza Cênica, natureza exuberante, clima ameno, artesanato, gastronomia, agroturismo e uma intensa agenda de programação cultural ao longo do ano.
O pessoal é super acolhedor.
Então se você, leitor, ama tudo isso, você vai amar conhecer Santa Teresa.
Nós, estudantes, visitamos Santa Teresa e detalhamos para vocês a nossa viagem e experiência nesse lugar incrível.
Preparados? Então venham conosco!
Santa Teresa está a apenas 80 km de Vitória, tornando viável, inclusive, um bate-volta a partir da capital.
A data oficial da fundação do Município é 26 de junho de 1875, quando as sessenta famílias que ali chegaram, foram contempladas com lotes para erguerem suas propriedades. Em 1891, a vila oficialmente foi emancipada, transformando-se na primeira cidade de colonização Italiana do País.
Augusto Ruschi? Quem é?
Foi considerado o Patrono da ecologia no Brasil.
Seu nome foi dado à medalha que a Academia Brasileira de Ciência entrega a cada quatro anos no Prêmio da Ecologia Nacional. Seu rosto estampou a antiga nota de 500 Cruzados Novos entre os anos de 1989 e 1990, junto com a figura de um Colibri.
Mas como assim, o que esse homem tem a ver com Santa teresa?
Tudo!
Ele fez com que, de alguma maneira, Santa Teresa fosse vista, reparada e amada.
Ele escreveu uma frase que para mim, foi muito inteligente, na qual ele diz:
''“O segredo de uma vida empolgante não está em descobrir maravilhas, mas em procurá-las”. (Augusto Ruschi)
Um lugar também muito legal de se visitar, é o Museu de Biologia Professor Mello Leitão.
O Museu Mello Leitão está localizado no centro da cidade, na área da antiga Chácara Anita, da família Ruschi.
Ele foi criado em 1949, por Augusto Ruschi, para dar suporte ao seu trabalho de pesquisa. Dois anos antes de sua morte, em 1984, ele doou a área para o Governo Federal, que hoje o administra através do Instituto Brasileiro de Museus.
fonte: ''rotascapixabas.com''
O lugar é lindo e acolhedor, é na minha opinião, simplesmente uma floresta. A biodiversidade é incrível, animais empalhados, cobras, sagüis, araras vermelhas e tartarugas.
O que posso encontrar em Santa Teresa?
Santa Teresa é um Município no qual você simplesmente não fica sem local para visitar e conhecer. Pesquisei alguns desses lugares e compartilharei com vocês :
Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
Cantina Mattiello
Vale do Canaã
Galeria do Artesanato
Entre outros..
Aqui finalizamos o nosso conhecimento geral sobre Santa Teresa. Se você, leitor, quer conhecer mais uma maravilha desse nosso País... com certeza vale a pena a visita.

Área dos beija-flores - Museu Mello Leitão foto by: terracapixaba.com.br

Área dos animais empalhados Museu Mello Leitão- foto by terracapixaba.com.br

Viveiro das araras - Museu Mello Leitão foto by: Gabriele Sabino

Área dos beija-flores - Museu Mello Leitão foto by: terracapixaba.com.br
Santa Maria de Jetibá
Conhecemos o Museu da Imigração Pomerana, localizado na cidade de Santa Maria de Jetibá, a 80km de Vitória. É considerada a cidade mais Pomerana do Brasil.
Fomos muito bem recebidos por uma funcionária, que nos contou um pouco mais sobre o povo pomerano e a imigração para o Espírito Santo. Depois, conhecemos o acervo do Museu. Mapas, tabelas , painéis, utensílios domésticos, textos, objetos e uma infinidade de histórias contam sobre a chegada dos Pomeranos para a colônia de Santa Maria de Jetibá, em data estimada 1857.
Assistimos a um vídeo sobre o Museu. O clima lá é lindo e quente, as casas são bonitas e bem cuidadas. Visitamos também o Centro Comunitário dos Idosos de Santa Maria. Em Santa Maria, vê-se mais atividades apropriadas para essa faixa etária, do que em Cariacica-sede por exemplo. A diferença no olhar e no ânimo de vida, é notória e exemplar! Almoçamos no restaurante São João do Garrafão, onde a comida é ótima e fomos super bem tratados, então, se você está pensando em visitar Santa Maria e não tem um lugar bacana para almoçar, agora já tem, e eu garanto...não irá se arrepender! Compramos também, lindos e deliciosos morangos por um preço super barato, então deixo mais uma dica...se você gosta de morango, separe um dinheiro que vale muito a pena comprá-los e saboreá-los. Sem dúvidas, é uma visita incrível!

Grupo Folclórico Os Pomeranos - foto via facebook

Vila onde almoçamos - foto via internet

Forró da terceira idade no centro comunitário - foto by Lucas Ricardo

Grupo Folclórico Os Pomeranos - foto via facebook
Santa Leopoldina
O último lugar que visitamos:
Conhecemos o Museu Do Colono, lá dentro é tudo muito antigo, mas também é muito conservado. O Museu é Localizado no centro de Santa Leopoldina, o Museu funciona em um antigo casarão de dois andares, construído no século 19. O local conta com cerca de 600 peças ao total. Vimos porcelanas chinesas, francesas, inglesas, japonesas e alemãs. O acervo é remanescente de uma famosa família da região: os Holzmeister. O casarão já foi lar da família Austríaca.
Um lugar com bastante agricultura, pecuária, muito conhecido como ponto turistico. Além das riquezas culturais, Santa Leopoldina possui belos atrativos naturais. São cachoeiras, rios, cinco rotas turísticas entre outras, um belo lugar para passear com a familia. Visitar o Museu do Colono, vale muito a pena, foi um enorme prazer para nós visitar um lugar tão importante para o Espirito Santo. A cidade é dotada de bares, restaurantes, pousadas e hotéis-fazenda. O povo é muito acolhedor. Conhecemos pouco desse lugar maravilhoso que é Santa Leopolina, e quem vai, com certeza, pensa em voltar. Eu por exemplo, sem dúvidas, voltaria novamente!

Sala com móveis originais da época - foto by Lucas Ricardo

Pintura original daquela época - Foto by Lucas Ricardo

Móveis antigos de um dos quartos no museu do Colono - foto Lucas Ricardo

Sala com móveis originais da época - foto by Lucas Ricardo
Uma outra visão sobre a viagem...Turma do 2º M03
No dia 22 de agosto saímos da escola com destino as Três Santas. Essa viagem tinha como objetivo de conhecermos um pouco mais sobre o nosso Estado .
Então partiu !




Visita ao Museu Melo Leitão

Imagem: Cleiton Andrade

Imagem: Cleiton Andrade

Imagem: Cleiton Andrade

Imagem: Cleiton Andrade
Nossa primeira parada foi no munícipio de Santa Tereza, no Museu Mello Leitão onde encontramos uma biodiversidade de animais e plantas. O museu biológico possui um grande acervo de pássaros ,mamíferos, peixes, entre outros. Além de um acervo conservado pelo fundador Augusto Rush (1915 - 1996), que inclui diversos animais empalhados, esqueletos de outros tantos e...
A cada parada podíamos ver nos olhos do instrutor, o amor pelo seu trabalho, sua simpatia foi de grande espanto para alguns , o museu também e uma pequena reserva de animais, muito que foram tirados do seu habita-te natural pelo e não podendo voltar tinha alimentação e conforto e segurança ,com belas arvores plantas e flores percebi a importância que tinha , o instrutor explicava tudo com muita atenção não deixando passa nenhum detalhe despercebido.
Entre todas coisas dali ,os pássaros encantavam ,alguns traziam no olhar o sofrimento causado pelo homem mais esse motivos não deixava de ser dóceis e amáveis ,todos se surpreendiam com tantas flores alguns não acostumados com o contato com a natureza ficaram impressionados em aprender tanto, no final da 'trilha' fomos direcionados a uma pequena sala podendo aprender um pouco mais sobre a fundação do museu .
Em alguns minutos o silêncio tomava a sala ,a atenção de todos estavam na tv onde se passava toda historia daquele magnifico lugar ,alguns dos ali presentes se questionava o tamanho do amor que o fundador tinha pela natureza ,ao ser capaz de doar praticamente toda sua vida por aquele pequeno lugar a favor de novas descobertas sobre fauna e flora daquela região.
E no final da manhã nos despedimos daquela bela paisagem ,não podíamos esconder o contato com a natureza era incomparável com qualquer outro lugar que podíamos encontra na nossa ''pequena viagem '' os comentários da viagem que era percebido por qualquer um. Sim, aquele lugar marcou na memória e deixaria saudades. Mas (o canto dos pássaros sempre será músicas para um coração solitário).
Visita ao Museu Pomerano
.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
Depois que deixamos santa Tereza e aquela belíssima e encantadora paisagem, fomos em direção a santa maria onde almoçamos e depois fomos para um museu pomerano onde conhecemos um pouco de sua cultura ,linguagem ,roupas e um pouco mais de sua tradição.
Percebemos a grande diferença de uma região para outra até o clima desde o comportamento das pessoas e sua cultura.
A senhora que nos acompanhou contando um pouco da migração pomerana para o brasil até a migração deles ao espirito santo .
Ao passar do tempo que a nossa instrutora do museu foi explicando, iriamos andando pelo museu e podemos conhecer um pouco de cada objeto pomerano e assim, adquirindo cada vez mais conhecimento sobre essa religião.
Logo após quando sairmos do museu pomerano, ali ao lado, estava acontecendo uma das atividades pomerana que vem de tradição , que era em um salão onde senhores e senhoras de idade , dançavam uns com os outros sem problema algum , com cada sorriso e cada olhar maravilhoso.
Depois de termos, conhecido o museu pomerano voltamos para o ônibus rapidamente, pois o nosso tempo já estava acabando e ainda tínhamos que visitar outro museu que se localizava em santa Leopoldina.
É por último ... Visitamos o Museu Do Colono
![]() Museu Do ColonoImagem: Cleiton Andrade | ![]() Sala De EstarImagem: Cleiton Andrade |
---|---|
![]() Sala De Jantar - CozinhaImagem: Cleiton Andrade |
Ao saímos de santa maria passamos por varias passagens, plantação ,e uma representação ate chegamos ao nosso últimos destino santa Leopoldina terminando assim nossa pequena viagem .
Chegamos a santa Leopoldina no começo da tarde, ali a maioria dos alunos já conhecia os tem festa nos carnavais conhecidas logo que chegamos podemos observa uma grande quantidade de casarões antigos com faixada muito conservada..
Ao chegamos ao museu que mais parecia uma casa fomos para parte de cima onde tivemos que tira os calçados para conserva o chão da casa, pois era muito antigo, na casa não podíamos tocar nos objetos, ali vimos de tudo, radio, camas, lavados onde eles tomavam banho .
E ia mais pra conhece depois de termos conhecido este belo museu, fomos direto para o nosso ônibus para então caçarmos o rumo de casa, pois ali naquele momento estava encerrando a nossa viagem, e podemos perceber que a cada olhar de cansaço de cada aluno foi um grande orgulho de nossa parte podermos ter adquirido cada conhecimento e noção de casa um dos três museus que visitamos, agradecemos muito pela viagem é até a próxima!